sábado, novembro 08, 2008

machimbombo americano


1. Eu já tinha visto esta fotografia. Na ronda que faço pelos meus blogs de referência, lá estava ela num post: “É irresistível partilhar com os leitores do CAUSA NOSSA esta extraordinária fotografia, que me foi mandada por alguém que segue atentamente o que se passa no Corno de África. O camião apinhado é semelhante a muitos que se vêm passar pelo Darfur (Sudão) ou pelo vizinho Chade.”
2. Quando hoje abri o correio electrónico deparei-me com um e-mail que continha a mesma fotografia, mas com uma mensagem diferente: “E começaram as anedotas… Família de Obama a caminho da Casa Branca”.
3. Para além de tudo o mais que se possa pensar, incluindo o mau gosto da “joke”, retive as palavras camião e família. Porque me trazem à memória a América e a África que conheço porque nelas estudei e vivi. E também porque nem Obama será o camião que muitos pensam poder vir a ser, nem a família africana deixará de confiar sempre e primeiro no mais velho de entre os sábios da tribo.
4. E não é que me relembrei de Manoel de Barros. O brasileiro de quem se diz que a sua poesia "Tem a força de um estampido em surdina. Carrega a alegria do choro." E de quem ele próprio diz que "Noventa por cento do que escrevo é invenção. Só dez por cento é mentira".