segunda-feira, setembro 08, 2008

INCONFIDÊNCIAS # 6

Em férias há quem trabalhe. Até porque há “Vida para além da Vita”. E há quem não o fazendo, se inunde de diários e semanários que esvoaçam pela praia. Mas, para quem férias são férias, nada como regressar de olhos límpidos e, em minutos, voltar a zangar-se com a paróquia e com o mundo:
1. Algarve e Dubai: A polémica proibição imposta à prática de massagens nas praias algarvias (pois sabe-se como começam, mas não como acabam...) parece, afinal, ter sido inspirada da islâmica legislação em vigor no Dubai, onde um casal inglês está a ser acusado de fazer sexo numa praia e incorre, por isso, numa pena de até seis anos de prisão. Os satânicos acusados, alegam que estavam apenas a "trocar carícias", mas, como muito bem sabem as autoridades algarvias, a troca de carícias é mais de meio caminho percorrido a caminho da perdição. (M.J.M. no Teatro Anatómico)
2. Nenhum silêncio é inocente: diz-se que Manuela Ferreira Leite vai "quebrar o silêncio". Diz-se que esse magno acontecimento ocorrerá no domingo, no encerramento da Universidade de Verão do PSD. Diz-se, numa amarga perturbação, que a calada senhora, a fim de manter a estratégia da inaudibilidade - apenas sussurrará. (Baptista-Bastos no Surumbático)
3. Taxa Robin dos Bosques: Como é que funciona a taxa Robin dos Bosques quando o petróleo desce de $147 para $109? O valor dos stocks da Galp baixou. Desaparecem os tais lucros escandalosos e injustificáveis. O que é que acontece agora? O Estado vai pagar 25% do prejuízo da Galp? (João Miranda no Blasfémias)
4. Ajudinha desinteressada: Parece que o CDS está num transe porque de repente descobriram que não têm vice-presidentes. Sugiro a Portas que convide o militante doador Jacinto Leite Capelo Rego. De certezinha que ele aceita por sacrifício, militância e quiçá com mais uma contibuiçãozinha para os cofres do partido. (Jorge Ferreira no Tomar Partido)
5. Normas Disciplinares: "Artº...º(...) 5 - E é permitido ainda o ataque traiçoeiro ao gasganete do juiz auxiliar, mesmo que no decurso do encontro e no exercício das suas funções, perpetrado por adepto, sócio ou outro, mediante o pagamento posterior de uma contrapartida de valor nunca superior a 5.000,00 €." (Vasco Lobo Xavier no Mar Salgado)
6. Desconfiar: Somos controlados pela Via Verde, pelo Cartão Único, pelo trajecto dos cartões de crédito, pelos cartões magnéticos dos hotéis, pelo acesso às nossas contas e impostos, pelos registos nas cartas de condução, pelas fichas clínicas (que não são sigilosas), pela ficha de cliente de uma loja – e agora também pelo chip electrónico na matrícula dos automóveis. (…) Entrámos na era da desconfiança. Também nós devemos desconfiar. (Francisco José Viegas na Origem das Espécies)
7. Parece: que a actriz e modelo Lisa Snowdon está sem namorado há 1 ano. É que o último foi George Clooney, e agora todos os tipos que ela conhece têm medo de serem o homem a seguir a George Clooney. A competição é a doença infantil da masculinidade. (Pedro Mexia no Estado Civil)