terça-feira, maio 27, 2008

INCONFIDÊNCIAS # 1

DECLARAÇÃO DE INTERESSES: ao iniciar esta coluna devo confessar que não sou imparcial ou neutro, nem pretendo sê-lo. E a peregrina ideia que não é possível questionar o poder, onde uma vez por outra me incluo como membro da Assembleia Municipal, não faz sentido para quem cultiva um espírito livre. Fica assim feito o aviso à navegação, sobretudo para os que não se esforçam no exercício recatado da defesa dos direitos dos cidadãos. Não sou dissidente, porque reconheço e tento cumprir com brio a missão para que aceitei ser eleito. Mas também não sendo cego nem fingidor, serei provocador quanto baste e quando necessário, porque eterno inconformado com o cinzentismo que grassa pela paróquia. Mesmo não metendo a todos no mesmo saco, em Coimbra parece querer morrer-se de nostalgia e haverá até quem declare a sua decadência. Ora, reafirmo aqui a minha crença nesta terra e nestas gentes que moldam o progresso com os olhos postos no futuro.
QUEIMAR A QUEIMA: ou a Queima das Fitas se reforma, mantendo imutável o núcleo essencial da sua identidade, ou passa à história porque cada vez mais desinteressante para os não estudantes. Há assuntos demasiadamente sérios para serem tratados por um qualquer tremendista que se albarda da importância que ninguém lhe reconhece. Convém relembrar que a queima renasceu em 80 contagiada pelo apoio do povo anónimo e o entusiasmo incondicional dos antigos estudantes. Mas tornar-se-á cada vez mais irrelevante, quase uma private party, enquanto os dirigentes não perceberem que é fundamental reconquistar-nos a todos para a participação. E isto já lá não vai só com reajustes e muito menos com água de rosas.
DIVINA PROVIDÊNCIA: aceito pragmaticamente a ideia de que na política actual, principalmente na local, possa haver rigidez estratégica mas muita flexibilidade táctica. É o que me ocorre sempre que vejo o vereador do CDS a co-habitar com o da CDU, unidos na mesma luta. Por Coimbra, claro! Aliás, Frei Beto já tinha declarado que um cristão é um comunista, mesmo que o não queira e que um comunista é um cristão, mesmo que não creia.
COIMBRINHAS E COIMBRÕES: é de todo o interesse ler os tópicos do Professor Gomes Canotilho para uma intervenção sobre esse tema, retirados das conversas na Quinta das Lágrimas. Até para que se possa discordar de quem pensa e sabe pensar nos assuntos.
É SÓ FUMAÇA: alguém pediu a José Sócrates para deixar de fumar? Tão só lhe exigíamos que cumprisse a lei que tanto alardeou. Porque o exemplo é fundamental, sobretudo quando provindo de um fundamentalista. O mesmo que teimou na co-incineração em Souselas.
CALDOS DE GALINHA: nas directas para a liderança do PSD é de toda a prudência esperar para ver. E sobretudo não desdenhar da sabedoria popular de que até ao lavar dos cestos é vindima. Para finalmente ainda confirmar se o príncipe eleito ultrapassa o rubicão dos seis meses.
VELHA ACADEMIA: “Uma pessoa cria um blog … e de repente transforma-se num local onde se lava roupa suja em forma de anonimato.” (Manuel da Gaita, no Piolho da Solum)