quarta-feira, fevereiro 14, 2007

SIM

Quem ainda não sabia fica a saber que eu era do SIM no referendo sobre a despenalização voluntária da gravidez até às dez semanas.
Mas do que eu gostei mesmo foi de saber que o padre Manuel Costa Pinto de 79 anos, um dos raros presbíteros que assumiram votar sim, foi acarinhado pelos seus conterrâneos na altura em que votou, na Escola Primária de Almofala em Castro Daire no distrito de Viseu.
Não sei se o padre Manuel votou como votou pelas mesmas razões que eu o fiz. Nem isso será importante para qualquer um de nós. Mas tenho a certeza que por esses dias ele se lembrou como eu daqueles de quem Jesus dizia: «Atam fardos pesados e insuportáveis e colocam-nos aos ombros dos outros, mas eles não põem nem um dedo para os aliviar» (Mt.23.4).
É que muito boa gente em vez de estar obcecada com a condenação melhor seria preocupar-se com a misericórdia. Que por acaso são os mesmos que entendem dever subordinar o homem ao sábado, e não o sábado ao homem.