terça-feira, fevereiro 13, 2007

Prendem-me os sonhos mas eu não me rendo

Numa notícia do "Guardian", investigadores afirmam que uma técnica de neuroimagiologia, através de ressonância magnética funcional, permite ler as intenções da pessoa num futuro próximo. "Conseguimos procurar no cérebro informação específica e ler intenções reais do indivídiuo. As imagens que vimos são como que uma lanterna que nos deixa ler gravuras na parede de uma gruta escura", afirmaram. A descoberta transforma em realidade cenários até hoje do campo da ficção, como o do filme de Steven Spielberg "Relatório Minoritário". No filme, uma brigada "pré-crime" persegue o herói por um crime que ele ainda não cometeu mas que já se instalou na sua memória cognitiva.
E se eu só estiver a pensar em rever miragens, mas, reimaginando-as, a minha memória inunda o cérebro de gente fantasiada de abraços e beijos, brincadeiras na areia e coisas que tais e muito mais? Sou apanhado, preso e torturado, antes mesmo de lá chegar?
Eu já desconfiava que só faltava mesmo inventar um ladrão de sonhos por realizar.