domingo, junho 22, 2008

INCONFIDÊNCIAS # 4

RECANDIDATURA: Carlos Encarnação pôs as cartas na mesa. Anunciou a intenção de se recandidatar à Presidência da Câmara de Coimbra. Para um político experiente pode parecer ter cometido o pequeno descuido de declarar que colocava a decisão nas mãos do partido. O que nos tempos que correm, no concelho em que estamos e do partido de que falamos seria escusado. Mas as aparências iludem. No mais, este pré-aviso tem três vantagens óbvias. Começa por acalmar as hostes e toca a reunir as tropas. Depois, dá espaço para prevenir atempadamente desordens futuras e explicar convenientemente azedumes internos. Finalmente, põe os potenciais candidatos de tão fracturada oposição a pensar duas vezes. É que há por aí heróis a menos, com medo e vergonha de perder a mais. A não ser por garantida manjedoura. Claro! Mas, verdadeiramente importante, mostra conhecer bem a paróquia – o que não é novidade – colocando já em sentido todos, e são tantos, os que gostam de estar perto do poder ou de, pelo menos, não lhe desagradar. Tudo simples e já!
BUZINÃO: As vozes do PS no Executivo e na Assembleia Municipais, mesmo quando concertadas, não passam de um pífio buzinão. Pina Prata, pelos motivos que se conhecem, é a voz critica mais audível à acção do Presidente. Por agora, quero que fique registado que não escondo, nem nunca escondi, a nossa amizade pessoal. O que não me impede de o reprovar e até censurar sempre que julgo oportuno. O que não o impede de agir politicamente como bem entende. Tem uma estratégia que me parece óbvia e de que a seu tempo falarei.
OS SETE SAPATOS SUJOS: estou a ler o novo romance de Mia Couto “Venenos de Deus, Remédios do Diabo”. Da sua obra recordo as “Estórias Abensonhadas” e “A Varanda do Frangipani”. Mas, nestes dias em que o falatório politiqueiro não desgruda do nível do chinelo, convinha reler uma sua Oração de Sapiência. “…Eu contei sete sapatos sujos que necessitamos deixar na soleira da porta dos tempos novos. Haverá muitos. Mas eu tinha que escolher e sete é um número mágico. O primeiro sapato - a ideia que os culpados são sempre os outros e nós somos sempre vítimas. …Antes vale andar descalço do que tropeçar com os sapatos dos outros.”
CAIXA DE PANDORA: à boleia dos camionistas seguem-se os reboques, os agricultores, os pescadores e o que mais se verá. O governo cedeu, possuído da síndrome da ponte com os irmãos Pinto, e continuará a ceder. Eles lá sabem, mas não escapam do que fizeram a Cavaco.
BOM POVO: é estimulante a publicidade da Galp. Um povo ordeiramente esforçado empurra o autocarro da nossa selecção até à Áustria. Com tamanha desfaçatez, só falta mesmo dizer que, se não quiserem assim, paguem a gasolina.
GENERACIÓN Y: “es un Blog inspirado en gente como yo, con nombres que comienzan o contienen una "y griega". Nacidos en la Cuba de los años 70s y los 80s, marcados por las escuelas al campo, los muñequitos rusos, las salidas ilegales y la frustración” (Yoani Sánchez, no Generación Y)