
quinta-feira, novembro 06, 2008
quarta-feira, novembro 05, 2008
terça-feira, novembro 04, 2008
segunda-feira, novembro 03, 2008
sexta-feira, outubro 31, 2008
quinta-feira, outubro 30, 2008
Vinícius de Moraes
Soneto da Fidelidade
De tudo, ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.
Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento.
E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama
Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.
De tudo, ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.
Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento.
E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama
Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.
quarta-feira, outubro 29, 2008
terça-feira, outubro 28, 2008
Florbela Espanca
Ser poeta
Ser poeta é ser mais alto, é ser maior
Do que os homens! Morder como quem beija!
É ser mendigo e dar como quem seja
Rei do Reino de Áquem e de Além Dor!
É ter de mil desejos o esplendor
E não saber sequer que se deseja!
É ter cá dentro um astro que flameja,
É ter garras e asas de condor!
É ter fome, é ter sede de Infinito!
Por elmo, as manhãs de oiro e de cetim...
É condensar o mundo num só grito!
E é amar-te, assim, perdidamente...
É seres alma, e sangue, e vida em mim
E dizê-lo cantando a toda a gente!
Ser poeta é ser mais alto, é ser maior
Do que os homens! Morder como quem beija!
É ser mendigo e dar como quem seja
Rei do Reino de Áquem e de Além Dor!
É ter de mil desejos o esplendor
E não saber sequer que se deseja!
É ter cá dentro um astro que flameja,
É ter garras e asas de condor!
É ter fome, é ter sede de Infinito!
Por elmo, as manhãs de oiro e de cetim...
É condensar o mundo num só grito!
E é amar-te, assim, perdidamente...
É seres alma, e sangue, e vida em mim
E dizê-lo cantando a toda a gente!
segunda-feira, outubro 27, 2008
sábado, outubro 25, 2008
sábado, setembro 20, 2008
INCONFIDÊNCIAS # 7
Coimbrinha: Cada cidade tem a sua alma e um carácter próprios. Um povo concreto e uma história, feita e a refazer-se diariamente, que a diferencia das demais. O mesmo se passa com Coimbra. Quando cá estamos não perdemos uma oportunidade para dizer mal. Certamente, muitas vezes com razão. Mas quando viajamos para os confins do mundo, estejamos no Saara ou nos Alpes, no Rio de Janeiro ou em Pequim, nos Estados Unidos ou no Egipto, lembramo-nos invariavelmente de onde somos e de quanto afinal gostamos dela. E se há segredo para este encantamento por Coimbra, talvez se deva ao facto de ser mulher e portanto misteriosa.
Reequilibrismo: o poder autárquico será tanto mais forte quanto não abdicar de representar a sua comunidade e de assumir-se de facto como poder local, independente do poder central e dos interesses. E isto depende dos políticos que temos e das políticas que querem. Dos políticos espera-se que pensem menos nos seus interesses pessoais e mais no exercício honesto das suas funções. E que, mesmo na diferença, se tratem com urbanidade e com urbanidade tratem os cidadãos e o que eles representam. Das políticas, provavelmente haverá que redefinir prioridades e concentrar esforços e meios noutros alvos, como seja o social. É tudo uma questão de reequilíbrio. Porque o futuro já começou.
Água das Fontes: se o que se passa com a construção do novo Hospital Pediátrico não fosse uma vergonha, até seria caso para readaptar o anedotário nacional. Que importância tem que a ARS admitisse um desvio de 18% e a firma contratada para fiscalizar a empreitada uma derrapagem de 25%? Que consequência politica resulta dos construtores reclamarem mais 53% do montante da adjudicação? Garantidamente o Estado, o fiscal, o construtor e mais uma fiada interminável de intervenientes não têm culpa nenhuma. Resta perguntar ao cimento que responderá lá estar e ao ferro que dirá o mesmo, acrescentando talvez um espantado – porquê eu? Finalmente, com todos de olhos postos na água, a ultima a ser inquirida e que não tem outro remédio senão arcar com as culpas, timidamente dirá baixinho que, desde há séculos, nunca de lá saiu!
Tolos: Coimbra perdeu a sede central do Turismo Centro Portugal, a entidade que substitui a Região de Turismo do Centro. Com os estatutos já homologados a sede vai para o distrito de Aveiro e haverá 4 delegações - Coimbra, Viseu, Guarda e Castelo Branco. Perante a revisitação de mais uma perda para Coimbra, parece agora que está quase inventada a fórmula para enganar e convencerem-nos a nós, os tolos. A coisa fica a meio caminho - um pulinho apenas - ali para as bandas do Buçaco ou da Curia. E os tolos somos nós?
Mamma Mia: mesmo para quem já tinha visto o musical ou para quem nunca apreciou a música dos Abba e desdenhou do ex-Bond Pierce Brosnan, o filme recomenda-se. Porque está lá Meryl Streep no seu melhor. Porque, quanto mais não seja, são duas horas sem pensar neste Portugal dos Pequenitos.
Abraços de Urso: “Se calhar se tivesse chegado há seis anos as dificuldades não seriam tantas.” E “Se não conseguir impor as minhas ideias saio pela mesma porta que entrei na Académica”. (do Vice da AAC/OAF Jorge Alexandre em entrevista ao Diário de Coimbra)
Aviso à Navegação: Não percebo por que é que o PS arrisca uma séria querela político-institucional com Belém por causa do caprichismo radical dos partidos açoreanos. (Vital Moreira no Causa Nossa)
Reequilibrismo: o poder autárquico será tanto mais forte quanto não abdicar de representar a sua comunidade e de assumir-se de facto como poder local, independente do poder central e dos interesses. E isto depende dos políticos que temos e das políticas que querem. Dos políticos espera-se que pensem menos nos seus interesses pessoais e mais no exercício honesto das suas funções. E que, mesmo na diferença, se tratem com urbanidade e com urbanidade tratem os cidadãos e o que eles representam. Das políticas, provavelmente haverá que redefinir prioridades e concentrar esforços e meios noutros alvos, como seja o social. É tudo uma questão de reequilíbrio. Porque o futuro já começou.
Água das Fontes: se o que se passa com a construção do novo Hospital Pediátrico não fosse uma vergonha, até seria caso para readaptar o anedotário nacional. Que importância tem que a ARS admitisse um desvio de 18% e a firma contratada para fiscalizar a empreitada uma derrapagem de 25%? Que consequência politica resulta dos construtores reclamarem mais 53% do montante da adjudicação? Garantidamente o Estado, o fiscal, o construtor e mais uma fiada interminável de intervenientes não têm culpa nenhuma. Resta perguntar ao cimento que responderá lá estar e ao ferro que dirá o mesmo, acrescentando talvez um espantado – porquê eu? Finalmente, com todos de olhos postos na água, a ultima a ser inquirida e que não tem outro remédio senão arcar com as culpas, timidamente dirá baixinho que, desde há séculos, nunca de lá saiu!
Tolos: Coimbra perdeu a sede central do Turismo Centro Portugal, a entidade que substitui a Região de Turismo do Centro. Com os estatutos já homologados a sede vai para o distrito de Aveiro e haverá 4 delegações - Coimbra, Viseu, Guarda e Castelo Branco. Perante a revisitação de mais uma perda para Coimbra, parece agora que está quase inventada a fórmula para enganar e convencerem-nos a nós, os tolos. A coisa fica a meio caminho - um pulinho apenas - ali para as bandas do Buçaco ou da Curia. E os tolos somos nós?
Mamma Mia: mesmo para quem já tinha visto o musical ou para quem nunca apreciou a música dos Abba e desdenhou do ex-Bond Pierce Brosnan, o filme recomenda-se. Porque está lá Meryl Streep no seu melhor. Porque, quanto mais não seja, são duas horas sem pensar neste Portugal dos Pequenitos.
Abraços de Urso: “Se calhar se tivesse chegado há seis anos as dificuldades não seriam tantas.” E “Se não conseguir impor as minhas ideias saio pela mesma porta que entrei na Académica”. (do Vice da AAC/OAF Jorge Alexandre em entrevista ao Diário de Coimbra)
Aviso à Navegação: Não percebo por que é que o PS arrisca uma séria querela político-institucional com Belém por causa do caprichismo radical dos partidos açoreanos. (Vital Moreira no Causa Nossa)
segunda-feira, setembro 08, 2008
INCONFIDÊNCIAS # 6
Em férias há quem trabalhe. Até porque há “Vida para além da Vita”. E há quem não o fazendo, se inunde de diários e semanários que esvoaçam pela praia. Mas, para quem férias são férias, nada como regressar de olhos límpidos e, em minutos, voltar a zangar-se com a paróquia e com o mundo:
1. Algarve e Dubai: A polémica proibição imposta à prática de massagens nas praias algarvias (pois sabe-se como começam, mas não como acabam...) parece, afinal, ter sido inspirada da islâmica legislação em vigor no Dubai, onde um casal inglês está a ser acusado de fazer sexo numa praia e incorre, por isso, numa pena de até seis anos de prisão. Os satânicos acusados, alegam que estavam apenas a "trocar carícias", mas, como muito bem sabem as autoridades algarvias, a troca de carícias é mais de meio caminho percorrido a caminho da perdição. (M.J.M. no Teatro Anatómico)
2. Nenhum silêncio é inocente: diz-se que Manuela Ferreira Leite vai "quebrar o silêncio". Diz-se que esse magno acontecimento ocorrerá no domingo, no encerramento da Universidade de Verão do PSD. Diz-se, numa amarga perturbação, que a calada senhora, a fim de manter a estratégia da inaudibilidade - apenas sussurrará. (Baptista-Bastos no Surumbático)
3. Taxa Robin dos Bosques: Como é que funciona a taxa Robin dos Bosques quando o petróleo desce de $147 para $109? O valor dos stocks da Galp baixou. Desaparecem os tais lucros escandalosos e injustificáveis. O que é que acontece agora? O Estado vai pagar 25% do prejuízo da Galp? (João Miranda no Blasfémias)
4. Ajudinha desinteressada: Parece que o CDS está num transe porque de repente descobriram que não têm vice-presidentes. Sugiro a Portas que convide o militante doador Jacinto Leite Capelo Rego. De certezinha que ele aceita por sacrifício, militância e quiçá com mais uma contibuiçãozinha para os cofres do partido. (Jorge Ferreira no Tomar Partido)
5. Normas Disciplinares: "Artº...º(...) 5 - E é permitido ainda o ataque traiçoeiro ao gasganete do juiz auxiliar, mesmo que no decurso do encontro e no exercício das suas funções, perpetrado por adepto, sócio ou outro, mediante o pagamento posterior de uma contrapartida de valor nunca superior a 5.000,00 €." (Vasco Lobo Xavier no Mar Salgado)
6. Desconfiar: Somos controlados pela Via Verde, pelo Cartão Único, pelo trajecto dos cartões de crédito, pelos cartões magnéticos dos hotéis, pelo acesso às nossas contas e impostos, pelos registos nas cartas de condução, pelas fichas clínicas (que não são sigilosas), pela ficha de cliente de uma loja – e agora também pelo chip electrónico na matrícula dos automóveis. (…) Entrámos na era da desconfiança. Também nós devemos desconfiar. (Francisco José Viegas na Origem das Espécies)
7. Parece: que a actriz e modelo Lisa Snowdon está sem namorado há 1 ano. É que o último foi George Clooney, e agora todos os tipos que ela conhece têm medo de serem o homem a seguir a George Clooney. A competição é a doença infantil da masculinidade. (Pedro Mexia no Estado Civil)
1. Algarve e Dubai: A polémica proibição imposta à prática de massagens nas praias algarvias (pois sabe-se como começam, mas não como acabam...) parece, afinal, ter sido inspirada da islâmica legislação em vigor no Dubai, onde um casal inglês está a ser acusado de fazer sexo numa praia e incorre, por isso, numa pena de até seis anos de prisão. Os satânicos acusados, alegam que estavam apenas a "trocar carícias", mas, como muito bem sabem as autoridades algarvias, a troca de carícias é mais de meio caminho percorrido a caminho da perdição. (M.J.M. no Teatro Anatómico)
2. Nenhum silêncio é inocente: diz-se que Manuela Ferreira Leite vai "quebrar o silêncio". Diz-se que esse magno acontecimento ocorrerá no domingo, no encerramento da Universidade de Verão do PSD. Diz-se, numa amarga perturbação, que a calada senhora, a fim de manter a estratégia da inaudibilidade - apenas sussurrará. (Baptista-Bastos no Surumbático)
3. Taxa Robin dos Bosques: Como é que funciona a taxa Robin dos Bosques quando o petróleo desce de $147 para $109? O valor dos stocks da Galp baixou. Desaparecem os tais lucros escandalosos e injustificáveis. O que é que acontece agora? O Estado vai pagar 25% do prejuízo da Galp? (João Miranda no Blasfémias)
4. Ajudinha desinteressada: Parece que o CDS está num transe porque de repente descobriram que não têm vice-presidentes. Sugiro a Portas que convide o militante doador Jacinto Leite Capelo Rego. De certezinha que ele aceita por sacrifício, militância e quiçá com mais uma contibuiçãozinha para os cofres do partido. (Jorge Ferreira no Tomar Partido)
5. Normas Disciplinares: "Artº...º(...) 5 - E é permitido ainda o ataque traiçoeiro ao gasganete do juiz auxiliar, mesmo que no decurso do encontro e no exercício das suas funções, perpetrado por adepto, sócio ou outro, mediante o pagamento posterior de uma contrapartida de valor nunca superior a 5.000,00 €." (Vasco Lobo Xavier no Mar Salgado)
6. Desconfiar: Somos controlados pela Via Verde, pelo Cartão Único, pelo trajecto dos cartões de crédito, pelos cartões magnéticos dos hotéis, pelo acesso às nossas contas e impostos, pelos registos nas cartas de condução, pelas fichas clínicas (que não são sigilosas), pela ficha de cliente de uma loja – e agora também pelo chip electrónico na matrícula dos automóveis. (…) Entrámos na era da desconfiança. Também nós devemos desconfiar. (Francisco José Viegas na Origem das Espécies)
7. Parece: que a actriz e modelo Lisa Snowdon está sem namorado há 1 ano. É que o último foi George Clooney, e agora todos os tipos que ela conhece têm medo de serem o homem a seguir a George Clooney. A competição é a doença infantil da masculinidade. (Pedro Mexia no Estado Civil)
terça-feira, setembro 02, 2008
sábado, julho 12, 2008
INCONFIDÊNCIAS # 5
GRITOS E APITOS: mesmo quando não quero falar de certos assuntos, as teclas do meu computador disparam, tomam conta dos casos e entram, contra a minha vontade, numa espécie de auto-gestão. É o que se passa com o nacional futeboliço. Nunca me passou pela cabeça dizer que a coisa exala cheiro de pântano. Que há golpes e contra-golpes. Que todos e cada um são do clube do seu egoísmo e mandam o bom senso às malvas. Que a UEFA e a PGR parecem preocupadas. Que a FPF é má e a Liga não descola, enquanto aí se perpetuarem alguns dinossauros que fazem pela vidinha. Que o Benfica, o Guimarães, o Porto, o Boavista e outros que tais, estão de olho nas lacunas regulamentares. Que o Governo balbucia frases incompreensíveis, parecendo desejar a posição de Pilatos. Até quando? Que o Professor Marcelo está convicto que sim mas, e o Professor Freitas está confiante nos próximos quinze dias. Que a trafulhice passada e presente atingiram o seu melhor nível e o mais óbvio dos requintes de malvadez. Quem se meteu neste futebol sabe que não há espaço para virgens ofendidas. Há que rejeitá-lo ou aceitá-lo em pacote. E no pacote vem tudo, incluindo o que o mundo do futebol tem de degradante e mais o que a sociedade regurgita. Enquanto eu nego ter dito tudo isto, acusem o meu computador de escrever patranhas tamanhas.
PORQUÉ NO TE CALLAS?: é o pedido que muito dirigente socialista, e não só, deve fazer todas as semanas quando são publicados os escritos de João Silva. Conheci-o enquanto liderou a bancada do PS na Assembleia Municipal. Travei com ele, sem tréguas, um interessante e irrepetível combate político. Sempre nos respeitámos na diversidade de opiniões. Confesso-me seu leitor atento, mesmo quando não perdoa aos que eu defendo. Um dos problemas coimbrinhas é exactamente a polémica e o debate, esquecendo por agora a maledicência, morrerem invariavelmente na mesa do café da esquina. Porque para escrever ou dizer em voz alta o que sinceramente se pensa “hay que tenerlos!”. Quanto mais não seja, é uma questão de sanidade político-partidária local que ele não se cale publicamente. Porque a unanimidade é imbecil em si mesma.
POR EXEMPLO: a libertação de Ingrid Batencourt, das garras da FARC, foi uma excelente notícia. A contrapor às desgraças do mundo que consumimos e nos consomem os dias. O exemplo de Ingrid é inspirador, porque nos faz acreditar que ainda há coisas que podem terminar como mais desejamos.
AFINAL: o Banco Mundial considera os biocombustiveis a causa do aumento em flecha do preço dos alimentos. Enquanto a União Europeia se debruça sobre o tema, o grandioso objectivo português de 10% até 2010 devia merecer já uma correcção de trajectória.
HÁ IR E VOLTAR: Paula Bobone apresentou o livro "Manual de Instruções para Homens de Sucesso". Imperdível para este verão quente, entre uma bola de berlim, um gelado derretido e o vozeirão da vizinha da barraca ao lado que não larga o telemóvel. E que tem um cachorrinho amoroso que faz focinho de odiar-nos há séculos.
POR FALAR NISSO: “…Sexo é do bom; Amor é do bem...” (Salvador Massano Cardoso, no Quarta República)
PORQUÉ NO TE CALLAS?: é o pedido que muito dirigente socialista, e não só, deve fazer todas as semanas quando são publicados os escritos de João Silva. Conheci-o enquanto liderou a bancada do PS na Assembleia Municipal. Travei com ele, sem tréguas, um interessante e irrepetível combate político. Sempre nos respeitámos na diversidade de opiniões. Confesso-me seu leitor atento, mesmo quando não perdoa aos que eu defendo. Um dos problemas coimbrinhas é exactamente a polémica e o debate, esquecendo por agora a maledicência, morrerem invariavelmente na mesa do café da esquina. Porque para escrever ou dizer em voz alta o que sinceramente se pensa “hay que tenerlos!”. Quanto mais não seja, é uma questão de sanidade político-partidária local que ele não se cale publicamente. Porque a unanimidade é imbecil em si mesma.
POR EXEMPLO: a libertação de Ingrid Batencourt, das garras da FARC, foi uma excelente notícia. A contrapor às desgraças do mundo que consumimos e nos consomem os dias. O exemplo de Ingrid é inspirador, porque nos faz acreditar que ainda há coisas que podem terminar como mais desejamos.
AFINAL: o Banco Mundial considera os biocombustiveis a causa do aumento em flecha do preço dos alimentos. Enquanto a União Europeia se debruça sobre o tema, o grandioso objectivo português de 10% até 2010 devia merecer já uma correcção de trajectória.
HÁ IR E VOLTAR: Paula Bobone apresentou o livro "Manual de Instruções para Homens de Sucesso". Imperdível para este verão quente, entre uma bola de berlim, um gelado derretido e o vozeirão da vizinha da barraca ao lado que não larga o telemóvel. E que tem um cachorrinho amoroso que faz focinho de odiar-nos há séculos.
POR FALAR NISSO: “…Sexo é do bom; Amor é do bem...” (Salvador Massano Cardoso, no Quarta República)
terça-feira, julho 08, 2008
Caderno dos Delírios
Aos anteriores pecados capitais - gula, luxúria, avareza, ira, soberba, inveja e preguiça - o arcebispo Gianfranco Girotti, ao que parece em nome do Vaticano, acrescentou a manipulação genética, o uso de drogas, a desigualdade social e a poluição ambiental.
Nada que me preocupe, desde que não incluam: Roma, Paris, Nova Iorque, Rio de Janeiro. E, já agora, Coimbra!
sábado, junho 28, 2008
Almocreve das Petas
"O Almocreve de Petas ou a Moral Disfarçada da Vida", foi um periódico publicado em 1798 por José Daniel Rodrigues da Costa. Em 1910 sob direcção de Couto Brandão surge "O Almocreve das Petas".
O almocreve era uma pessoa que conduzia animais de uma terra para outra. Numa época de comunicações limitadas, os almocreves eram essenciais como agentes de comunicação inter-comunitária. Lampião, o temível cangaceiro, foi almocreve.
As petas são mentiras, mentirolas, patranhas, contos, logros...
O almocreve era uma pessoa que conduzia animais de uma terra para outra. Numa época de comunicações limitadas, os almocreves eram essenciais como agentes de comunicação inter-comunitária. Lampião, o temível cangaceiro, foi almocreve.
As petas são mentiras, mentirolas, patranhas, contos, logros...
segunda-feira, junho 23, 2008
CADERNO DOS DELÍRIOS
Posta que me foi a duvida, despachei o embaraço de perceber se é preferível ir para a "guerra" com um traidor a ir com um tolo. O traidor dá-nos um tiro no coração a qualquer instante. O tolo, em todas as ocasião em que tropeça nos atacadores, tantos dá até que nos acerta com um fogacho na cabeça. A traidores e a tolos, ou a tolos traidores, quando me falam em não fechar portas, indico-lhes sempre a da rua. E a minha rua é um rio de enxurradas.
domingo, junho 22, 2008
INCONFIDÊNCIAS # 4
RECANDIDATURA: Carlos Encarnação pôs as cartas na mesa. Anunciou a intenção de se recandidatar à Presidência da Câmara de Coimbra. Para um político experiente pode parecer ter cometido o pequeno descuido de declarar que colocava a decisão nas mãos do partido. O que nos tempos que correm, no concelho em que estamos e do partido de que falamos seria escusado. Mas as aparências iludem. No mais, este pré-aviso tem três vantagens óbvias. Começa por acalmar as hostes e toca a reunir as tropas. Depois, dá espaço para prevenir atempadamente desordens futuras e explicar convenientemente azedumes internos. Finalmente, põe os potenciais candidatos de tão fracturada oposição a pensar duas vezes. É que há por aí heróis a menos, com medo e vergonha de perder a mais. A não ser por garantida manjedoura. Claro! Mas, verdadeiramente importante, mostra conhecer bem a paróquia – o que não é novidade – colocando já em sentido todos, e são tantos, os que gostam de estar perto do poder ou de, pelo menos, não lhe desagradar. Tudo simples e já!
BUZINÃO: As vozes do PS no Executivo e na Assembleia Municipais, mesmo quando concertadas, não passam de um pífio buzinão. Pina Prata, pelos motivos que se conhecem, é a voz critica mais audível à acção do Presidente. Por agora, quero que fique registado que não escondo, nem nunca escondi, a nossa amizade pessoal. O que não me impede de o reprovar e até censurar sempre que julgo oportuno. O que não o impede de agir politicamente como bem entende. Tem uma estratégia que me parece óbvia e de que a seu tempo falarei.
OS SETE SAPATOS SUJOS: estou a ler o novo romance de Mia Couto “Venenos de Deus, Remédios do Diabo”. Da sua obra recordo as “Estórias Abensonhadas” e “A Varanda do Frangipani”. Mas, nestes dias em que o falatório politiqueiro não desgruda do nível do chinelo, convinha reler uma sua Oração de Sapiência. “…Eu contei sete sapatos sujos que necessitamos deixar na soleira da porta dos tempos novos. Haverá muitos. Mas eu tinha que escolher e sete é um número mágico. O primeiro sapato - a ideia que os culpados são sempre os outros e nós somos sempre vítimas. …Antes vale andar descalço do que tropeçar com os sapatos dos outros.”
CAIXA DE PANDORA: à boleia dos camionistas seguem-se os reboques, os agricultores, os pescadores e o que mais se verá. O governo cedeu, possuído da síndrome da ponte com os irmãos Pinto, e continuará a ceder. Eles lá sabem, mas não escapam do que fizeram a Cavaco.
BOM POVO: é estimulante a publicidade da Galp. Um povo ordeiramente esforçado empurra o autocarro da nossa selecção até à Áustria. Com tamanha desfaçatez, só falta mesmo dizer que, se não quiserem assim, paguem a gasolina.
GENERACIÓN Y: “es un Blog inspirado en gente como yo, con nombres que comienzan o contienen una "y griega". Nacidos en la Cuba de los años 70s y los 80s, marcados por las escuelas al campo, los muñequitos rusos, las salidas ilegales y la frustración” (Yoani Sánchez, no Generación Y)
BUZINÃO: As vozes do PS no Executivo e na Assembleia Municipais, mesmo quando concertadas, não passam de um pífio buzinão. Pina Prata, pelos motivos que se conhecem, é a voz critica mais audível à acção do Presidente. Por agora, quero que fique registado que não escondo, nem nunca escondi, a nossa amizade pessoal. O que não me impede de o reprovar e até censurar sempre que julgo oportuno. O que não o impede de agir politicamente como bem entende. Tem uma estratégia que me parece óbvia e de que a seu tempo falarei.
OS SETE SAPATOS SUJOS: estou a ler o novo romance de Mia Couto “Venenos de Deus, Remédios do Diabo”. Da sua obra recordo as “Estórias Abensonhadas” e “A Varanda do Frangipani”. Mas, nestes dias em que o falatório politiqueiro não desgruda do nível do chinelo, convinha reler uma sua Oração de Sapiência. “…Eu contei sete sapatos sujos que necessitamos deixar na soleira da porta dos tempos novos. Haverá muitos. Mas eu tinha que escolher e sete é um número mágico. O primeiro sapato - a ideia que os culpados são sempre os outros e nós somos sempre vítimas. …Antes vale andar descalço do que tropeçar com os sapatos dos outros.”
CAIXA DE PANDORA: à boleia dos camionistas seguem-se os reboques, os agricultores, os pescadores e o que mais se verá. O governo cedeu, possuído da síndrome da ponte com os irmãos Pinto, e continuará a ceder. Eles lá sabem, mas não escapam do que fizeram a Cavaco.
BOM POVO: é estimulante a publicidade da Galp. Um povo ordeiramente esforçado empurra o autocarro da nossa selecção até à Áustria. Com tamanha desfaçatez, só falta mesmo dizer que, se não quiserem assim, paguem a gasolina.
GENERACIÓN Y: “es un Blog inspirado en gente como yo, con nombres que comienzan o contienen una "y griega". Nacidos en la Cuba de los años 70s y los 80s, marcados por las escuelas al campo, los muñequitos rusos, las salidas ilegales y la frustración” (Yoani Sánchez, no Generación Y)
sábado, junho 21, 2008
A propósito
já que se há-de escrever, que ao menos não se esmaguem com palavras as entrelinhas
(Clarice Lispector)
(Clarice Lispector)
quarta-feira, junho 18, 2008
Subscrever:
Mensagens (Atom)










