quinta-feira, abril 20, 2006

PEREGRINANDO

Durante dez dias vou estar por aqui


e por aqui

Puro Exibicionismo

É chegada a altura de todos quererem malhar nos blogs. E que os bloggers são escritores falhados, jornalistas frustrados, poetas impublicáveis, espiolheiros, vingativos, invejosos, atormentados com o sucesso alheio, voyeurs envergonhados, etecétera e tal.
Nada disso. O blogger, verdadeiramente, não passa de um exibicionista.

quarta-feira, abril 19, 2006

BÉLEZA, meu irmão

A TV Cabo substituíu o GNT pela TV Record. A paupérrima TV Record está ligada à Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), aos seus negócios, sermões, pastores, cerimónias e dízimos. Está bem de ver as razões que levaram a TV Cabo e em último caso a PT a trocar a fantástica programação do GNT pela porcalhota chinfrideira da TV Record: o dinheirinho. E consta que fresco. Talvez com direito um dia destes a uma investigação obrigatória.
Aliás, outra coisa não era de esperar dos mamões engravatados e de lenço branco à lapela que administram a PT. Que interessa a programação? Que interesse têm os assinantes? Que interesse tem a Cultura? O que é isso de qualidade e bom gosto? À PT só interessa o dinheiro. Mesmo que provindo do saco sem fundo das missas da IURD. A nós não nos interessa esta TV Cabo. Por mim vão pastar para outra freguesia.
Palermas!


terça-feira, janeiro 31, 2006

Esperança engomada

Desaprendi de pedalar versos:
neve rima com never? e
casuarinas com miragens? e
pátria com exílio? e
infância com cansaço? e
esperança rima com quê?
Morri de ficar aqui.

unanimidade

O consenso é idiota!
Esta é a única ideia contra a qual ainda vale a pena lutar.

terça-feira, setembro 27, 2005

Façamos um acordo esta noite

Sonhei comigo esta noite. Tinha miragens nos olhos de tão bela madrugada.
Pulei dunas e ouvi vozes nesta praia abandonada.
Sonhei comigo esta noite.
E por nunca te encontrar acabei por procurar no meu espelho o teu olhar.

quarta-feira, setembro 14, 2005

o meu antigamente perdido

Ando por aqui a ver se encontro o antigamente perdido, numa luta corpo a corpo com sonhos de miragens no deserto. Mas o meu passo lento já não está para danças, quanto mais para corridas contra o tempo.

segunda-feira, setembro 12, 2005

Margem terceira

A praia das miragens era a terceira margem dos rios da minha infância.

Eu Tarzan

O cinema da minha infância transbordou-me de sonhos em que eu era cowboy ou tarzan. Mas o Tarzan Taborda, com tanga de leopardo e corpo de Hércules, também faz parte das minhas memórias. Chegou a ser duplo em Hollywood, onde partilhou glórias com John Wayne e com Robert Mitchum.
Dizem-me que ele morreu por estes dias. É mentira! Morreu o gigante Albano de Penamacor. O Tarzan Taborda mantem-se vivo no meu imaginário de criança. Eu, pelo menos eu, fingi vezes sem conta ser ele, quando passeava junto ao mar na praia das minhas miragens.
Não repararam?

quinta-feira, setembro 08, 2005

Memória da minha rua

Pelo caminho velho, no regresso à casa onde a minha infância teve presépios, a memória estilhaçada não há-de parar de arder.

FADO AFRICANO

Do que eu tenho é saudade ou então eu não sabía do tempo em que não existia essa palavra saudade.

sábado, junho 18, 2005

sábado, maio 14, 2005

Até nova ordem estou vivo.

E DEPOIS DO ADEUS

QUIS SABER QUEM SOU
O QUE FAÇO AQUI
QUEM ME ABANDONOU
DE QUEM ME ESQUECI
PERGUNTEI POR MIM
QUIS SABER DE NÓS
MAS O MAR
NÃO ME TRAZ
TUA VOZ.
EM SILÊNCIO, AMOR
EM TRISTEZA E FIM
EU TE SINTO, EM FLOR
EU TE SOFRO, EM MIM
EU TE LEMBRO, ASSIM
PARTIR É MORRER
COMO AMAR
É GANHAR
E PERDER.
TU VISTE EM FLOR
EU TE DESFOLHEI
TU TE DESTE EM AMOR
EU NADA TE DEI
EM TEU CORPO, AMOR
EU ADORMECI
MORRI NELE
E AO MORRER
RENASCI.
E DEPOIS DO AMOR
E DEPOIS DE NÓS
O DIZER ADEUS
O FICARMOS SÓS
TEU LUGAR A MAIS
TUA AUSÊNCIA EM MIM
TUA PAZ
QUE PERDI
MINHA DOR
QUE APRENDI.
DE NOVO VIESTE EM FLOR
TE DESFOLHEI...
E DEPOIS DO AMOR
E DEPOIS DE NÓS
O ADEUS
O FICARMOS SÓS.

Questionário

Que tipo de mulher prefere?
A leitora de Grande Hotel.
O que nota numa mulher à primeira vista?
A alma.
Qual a linha da moda que mais aprecia?
Não acredito em moda.
Que pensa dos perfumes na mulher?
Prefiro o cheiro específico, nato, que cada mulher tem.
Qual a qualidade que mais aprecia numa mulher?
A ignorância.
Qual o defeito que mais condena nela?
Qualquer veleidade intelectual.
Nos seus bate-papos diários depois do trabalho, prefere a presença dos homens ou das mulheres?
Acho o homem extremamente desagradável.
Qual a fase que mais aprecia nas relações com a mulher: namorada, noiva, amiguinha ou "caso"
Sou admirador da namorada.
Considera que a mulher tem de ser uma boa dona-de-casa?
Considero que a mulher só tem de ser dona-de-casa.

Nelson Rodrigues para a revista Manchete, 1957

(No livro Anjo Pornográfico, de Ruy Castro)
Sem auto-confiança somos como bebés num berço. E como podemos gerar o mais depressa possível esta imponderável e contudo tão incalculável qualidade? Pensando que outras pessoas nos são inferiores.
Virginia Woolf, A Room of One's Own.

domingo, abril 10, 2005

O Caderno de encargos

Marques Mendes é o novo líder do PSD. E tem um difícil caderno de encargos, sob pena de não passar de um homem de transição. Como aliás muitos esperam e alguns espreitam. A saber:
1. Credibilizar o PSD - Mantendo uma linha de rumo, coerente e firme. Um partido unido no parlamento e fora dele, falando a uma só voz. Identificado com os interesses de Portugal e disposto a servir os portugueses. Um partido de valores, interclassista, popular, democrático e reformista. Fiel ao seu ideário e à sua filiação humanista e personalista.
2. Fazer oposição ao governo socialista - Obrigando o PS a governar e tomando a iniciativa política. O PSD deve ter a sua própria agenda e não ir a reboque dos interesses imediatos do PS. Apresentando propostas próprias e não esperando pelas dos outros, para depois criticar por criticar;
3. Ganhar a confiança dos Portugueses - É indispensável criar no País até Outubro, um clima político favorável para puder enfrentar e ganhar os combates que se avizinham. As autárquicas e as presidenciais ganham-se com bons candidatos, mas perdem-se se não houver um ambiente político nacional favorável ao PSD e contrário ao PS;
4. Vencer as eleições autárquicas - O PSD é de longe o maior partdo autárquico e dificilmente suportaría mais uma derrota, sem que o líder sofra as consequências. Este é o maior teste de fogo e que pode levar tudo a perder se os resultados não forem favoráveis. É fundamental escolher os melhores candidatos e é importante ter um projecto autárquico. Cada autarquia tem a sua especificidade própria, mas um partido só faz sentido se tiver um conjunto de causas nacionais e locais pelas quais todos se batem;
5. Vencer as eleições presidenciais - Cavaco Silva é o candidato natural do PSD e o único ganhador. Esta oportunidade única de ter um candidato do espaço político do PSD tem que ser gerida com cuidado. O PSD deve evitar pôr-se em bicos dos pés, sob pena de deitar tudo a perder a favor da esquerda unida;
6. Preparar a renovação do PSD - Alterando as regras do jogo interno dentro do partido. Um partido de bases inter-classistas e não de quadros políticos profissionais. Enfrentando os inúmeros caciques locais que transformaram estruturas em quintas suas, feudos de famílias e grupos fechados. E fundamentalmente abrindo o PSD à sociedade, preocupando-se com os seus problemas e desafios;
7. Ganhar o Congresso de Março de 2005 - Impondo aí novas regras estatutárias e promovendo a mais ampla discussão sobre o programa do partido. Avançar para as directas e escolher os que entende como melhores para o ajudarem a dirigir o partido, sem ter que negociar com os habituais grupos internos. Estarão então criadas as condições para enfrentar Sócrates no tempo próprio e ser primeiro-ministro de Portugal.

Nós

Nós devemos pensar como sujeitos históricos, como lugar de partida e como destino de um sonho.

quarta-feira, abril 06, 2005

É proibida a entrada a quem não estiver espantado de existir.
(José Gomes Ferreira)

sábado, abril 02, 2005

Hoje

Hoje sonhei com ondas de barcos lentos a navegar.
Revi sorrisos de amigos perdidos,
as dunas no deserto e cores de céu por sobre o mar.
Hoje chorei a força do vento nas chuvas de Março.
Senti o sabor a fruta madura na boca,
a maresia no corpo e miragens na praia do meu olhar.
Hoje fiz castelos na areia, sentado na velha ponte a pescar.

(Anónimo)

O pesadelo da formiga

Mais vale ser cigarra uma hora do que formiga toda a vida.

TERRY SCHIAVO

E, por fim, até a morte foi burocratizada.

quinta-feira, março 31, 2005

O jogador de xadrez

Até agora fiz política como quem vai para um combate de boxe. A partir de agora serei um jogador de xadrez.