quinta-feira, março 31, 2005

O jogador de xadrez

Até agora fiz política como quem vai para um combate de boxe. A partir de agora serei um jogador de xadrez.

sábado, março 26, 2005

OS MEUS DESEJOS

1. Eu desejo que no próximo congresso, o PPD/PSD se reafirme como um partido de princípios, defensor da dignidade e dos direitos sociais e políticos da pessoa humana, da identidade da Nação Portuguesa, do combate à pobreza, da correcção de injustiças, da proteção dos excluídos e marginalizados e da promoção de maior igualdade entre os nossos concidadãos.
2. Um partido de valores e de carácter, corajoso, tolerante, humilde, transparente, identificado com os interesses de Portugal e disposto a servir os Portugueses. Um partido Nacional, inter-classista e inter-regional. De bases e não de notáveis ou quadros, de eleitores e não de grupos, de raíz local e aberto à sociedade.
3. Um partido Popular, Democrático e Reformista. Popular nas suas raízes, na primazia da sociedade civil sobre o Estado, na defesa dos mais desfavorecidos e marginalizados. Democrático na sua prática interna, na garantia das liberdades e da segurança das pessoas e no controlo permanente dos governantes pelos governados. Reformista na procura da modernização e da mudança gradual e participada, sem rupturas que prejudiquem a coesão social, na luta por uma nação mais justa, uma sociedade civil mais forte e na devolução de confiança à política.
4. Um partido para as pessoas, em que haja dignidade nas suas vidas e que luta por uma Nação mais justa. Fiel ao seu ideário e à sua filiação humanista e personalista, concebe o exercício da política na prespectiva de que o importante são as pessoas.
5. Um partido de vocação maioritária, devendo reforçar a importância da sua abertura à sociedade, sempre preocupado com os seus problemas e desafios. É necessário colocar o partido a falar com os portugueses e dar valor ao militantismo e ao empenhamento político generoso porque gratuito. Definitivamente, as estruturas partidárias não podem ser feudos de famílias, grupos fechados, clubes afastados da sociedade civil e servindo só para fins eleitorais reveladores de interesses individuais.

sexta-feira, março 25, 2005

O PRIMADO DA POLÍTICA

1. Eu desejo que no próximo congresso, o PPD/PSD volte a ser o partido do primado da política e da necessidade de lhe devolver confiança. O que exige reformas do sistema eleitoral, da legislação sobre partidos políticos e respectivo financiamento, do registo de grupos de interesse e de pressão e de maior transparência no exercício do poder.
2. O que deve mover o PPD é a ideia que temos do interesse de Portugal. Acima dos interesses partidários ou dos interesses particulares está o interesse de Portugal. Não tolerando mais a arrogância no poder, por deslumbramento ou por vingança. A nossa democracia precisa de humildade, porque se há dado certo e reconfirmado é que o poder nunca é eterno. A vontade popular é o supremo julgamento – o fundamento e o limite de todo o poder.
3. É urgente recuperar a confiança na política e nos políticos, trazendo verdade à vida política, moralizando, aproximando eleitores e eleitos. Esta indispensável maior aproximação entre eleitos e eleitores exige a criação de círculos uninominais e de um circulo nacional, no respeito pela representação proporcional. O eleito deve prestar contas perante os eleitores e não só perante o partido que o patrocina.
4. A política para valer a pena tem de ser mais do que uma lógica de ideias, um confronto de estratégias, um jogo de tácticas. É decisivo envolver as pessoas. O PPD não pode confundir adversários com inimigos, como não deve confundir os fins com os meios, porque as ideias estão ao serviço das pessoas e dos nossos concidadãos.
5. A redução do número de deputados, já defendida por Sá Carneiro, não temendo que o seu estatuto seja melhorado, mas exigindo um regime de maior dedicação, garantem um poder legislativo mais célere e um controlo político mais apertado. Obviamente necessário e que deve ser defendido com coragem, sem demagogias e não cedendo ao populismo fácil.

(Maló de Abreu)
Assim começa um novo dia...